quinta-feira, 12 de novembro de 2009

projeto de biblioteca

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CURSISTAS: Eliana e Ana Margarete ORIENTADOR: Elias ATIVIDADE BIBLIOTECA
APLICAÇÃO DO PROJETO: Na Escola Professora Anita Marques Dourado no grupo; 3° e 4° multesseriado professora Eliana, e 4° e 5º ano multesseriado professora Margarete Gestora: Jussara Sena Silva Bezerra.

PROJETO BIBLIOTECA ESCOLAR/ VIVA

TEMÁTICA
: A biblioteca constitui uma importante fonte de informação e consulta para toda a comunidade escolar e local, é um espaço privilegiado de estudo e pesquisa para professores,alunos e a própria comunidade.
Sabemos que o ideal seria termos dentro ou fora da unidade escolar um espaço específico para instalação e funcionamento da biblioteca a modo de atender a todos (as) as pessoas.
Como não temos até então uma biblioteca com estrutura física e f uncionamento adequado, utilizamos um pequeno espaço na secretaria da escola, para comportar o acervo e fazer empréstimos para estudo e pesquisa á comunidade escolar e local.
Mesmo sem ter local e mobiliário adequado, a mini-biblioteca da unidade conta com um bom acervo de livros, revistas e jornais, principalmente material de leitura e pesquisa para subsidiar o trabalho do(a) professor(a).
Temos uma coleção de livros barsa, várias outras enciclopédias, dicionários, literatura infantil, infanto juvenil e para o público adulto, RCN’s, 100 DVDs didáticos pedagógicos, revistas: Nova escola, pátio, amigos da natureza, ciências hoje,revista do professor e revista presente;além dos jornais mensais(o brasileirinho,mundo jovem,amigos da natureza),romances e alguns livros técnicos.Todo esse material está a disposição de qualquer membro da comunidade escolar ou local,através de empréstimos com assinatura na ficha de locação.(Projeto Político Pedagógico da Escola Professora Anita Marques Dourado,2005 a 2009 ).
Com este projeto de reativação da biblioteca pretendemos possibilitar o acesso contínuo de alunos e moradores desta comunidade às bibliotecas tanto escolar como Municipal, para que os mesmos desenvolvam hábitos de leituras com certa freqüência. E que os mesmos sejam estimulados a ler por prazer.


OBJETIVO GERAL:
Oferecer a leitura e a informação, através de um espaço de aprendizagem de conhecimento, deleite e lazer, oportunizando o desenvolvimento e crescimento social, intelectual, profissional para a comunidade escolar e local.


JUSTIFICATIVA:
A escola Municipal Profª Anita Marques Dourado visa promover o estímulo à leitura, combatendo a exclusão social, a dificuldade de acesso ao livro e a falta do hábito da leitura, sendo esta, considerada instrumento de desenvolvimento humano. Partindo deste principio, resolvemos reativar o projeto biblioteca na escola, que foi criado em 2001 com a parceria da AVANTE, consultoria de Marília. Nesta época recebemos doações de escolas de Salvador, ainda do FNDE, mas parou de funcionar por falta de espaço.
Acreditamos que uma biblioteca é um espaço que gera aprendizagens indispensáveis á formação do cidadão como individuo ativo e participativo dessa sociedade globalizada que exigem tais competências, como leitura e escrita. Assim sendo iremos desenvolver este projeto para que os alunos e professores, e todos desta comunidade, possa utilizar o material que temos disponível, ainda conhecer outras bibliotecas como a Biblioteca Municipal Hermenito Dourado.


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:

A leitura tem sido atualmente um instrumento de fundamental importância para o ensino, tornando assim mais eficaz quando o leitor tem acesso livre ao livro para o aprimoramento e seus conceitos, tornando- se vital no mundo globalizado em que estamos inseridos. Para que possa se constituir como um objeto de aprendizagem, é necessário que a mesma faça sentido para todos e todas envolvidos nesse processo de letramento.
Segundo os PCN de língua portuguesa (pag. 53), o trabalho com a leitura tem como finalidade, a formação de leitores competentes para a formação de escritores.Sendo assim o nosso objetivo com a reativação e o acesso a biblioteca ,é possibilitar que os leitores, alunos e moradores desta comunidade possa ter sua própria iniciativa e que sejam capazes de selecionar dentre os trechos que circulam socialmente,aqueles que possam atender a uma necessidade sua,que consiga utilizar estratégias de leitura adequada para abordá-las de forma a atender essa necessidade;uma vez que a biblioteca tanto escolar quanto municipal dispõem de um acervo muito rico,que atende as necessidades especificas.
De acordo com Ezequiel T. da Silva, a leitura é de vital importância por ser um instrumento básico para aquisição e retenção de novos conhecimentos, tornando a mente do leitor mais aberta, dando margem a debates com raízes sólidas, fundamentadas em algo mais concreta do que apenas um ‘acho que...’’’
Partindo desse pressuposto entendemos que a leitura deveria ser um hábito diário,onde os envolvidos deveriam cultivar para o desenvolvimento de sua própria cultura, aprimorando sua inteligência através de idéias: escritas,faladas..., criando assim suas próprias idéias críticas daquilo que lêem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Ampliar a visão de mundo e inserir o leitor na cultura letrada; * Atualizar e ampliar o acervo que tem sido constituído por livros doados *Divulgar a disponibilidade do acervo aos alunos, professores e demais interessados desta comunidade. *Constituir fichas de cadastramento dos usuários. *Estabelecer uma estrutura adequada para as consultas e estudos que devem ser realizados na Biblioteca. * Possibilitar os alunos a conhecer e ter acesso a biblioteca Municipal Hermenito Dourado. * Desenvolver atividades prazerosas como a biblioteca móvel. *Estimular o desejo pela leitura, tomar livros emprestados, através de propaganda de livros. *Possibilitar o acesso da leitura por prazer, ler para pesquisar, ler para se informar. *Garantir que a biblioteca torne-se pública e aberta para todos e alunos e moradores da comunidade. *Favorecer o reconhecimento da importância da leitura para todos os cidadãos neste mundo globalizado


CONTÚDOS:

*Participação de situações de intercâmbio oral. *Conhecimento de diferentes textos literários. *Leitura de diferentes gêneros. *Ampliação da visão de mundo e inserção do leitor na cultura letrada. *Valorização da leitura como fonte fruição estética e entretenimento. *Socialização das experiências de leitura. *Interesse em tomar emprestado, livro do acervo da classe da biblioteca escolar e Municipal. *Atitude critica diante das leituras, respeitando a opinião dos outros.

METODOLOGIA:
*Apresentar o projeto de reativação da biblioteca para alunos e alunas, professores e professoras e comunidade.
*Campanhas para a atualização e ampliação do acervo. - Espaço físico, mobiliário e equipamento para manutenção adequada do acervo; através de cartas, email, ofícios, etc, para empresas e autoridades competentes.
*Solicitação de um bibliotecário ou alguém capacitado que seja responsável pelo espaço.
*organização de fichas para empréstimos de livros, revistas e o que o acervo disponibilizar.
*Solicitação de transporte para os alunos e alunas conhecerem a Biblioteca Municipal.
*Promover estratégias de leitura que chamem à atenção da comunidade local para terem acesso ao material disponível na biblioteca comunitária.


PÚBLICO ALVO:

Professores e professoras, alunos e alunas, gestão escolar e comunidade escolar e local.


CONOGRAMA:

Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos e alunas sobre o projeto biblioteca anteriores, apresentação do projeto para a turma e elaboração do plano de ação: O QUE? PARA QUE? COMO? E QUANDO? Sexta-feira 06/ 11/ 09
Produção de ofícios solicitando espaço para a montagem da biblioteca:
Organização do acervo já existente na escola: 09/ 11 / 09 segunda-feira.
Solicitação de transporte para os alunos e alunas conhecer a biblioteca Municipal Hermenito Dourado, através de ofícios produzidos pelos alunos e aluas: 10/ 11/ 09 terça-feira.
Visita a biblioteca Municipal Hermenito Dourado: 13/11/ 09. ( possivelmente)
Divulgar na comunidade a ação do projeto biblioteca através de cartazes e folhetos.: Segunda-feira 16/11/09.
Produção de ofícios e email, cartas, etc, solicitando doações para a biblioteca da comunidade. (Este é o nome da biblioteca da escola Professora Anita M. Dourado, Povoado Meia Hora).
Organização da biblioteca móvel na comunidade ( Estabelecer lugares estratégicos para a montagem da biblioteca).

AVALIAÇAÕ:
A avaliação será contínua durante todo o decorrer do processo,com a observação da participação dos alunos em registro do professor,auto-avaliação oral e escrito dos alunos. E a comunidade através do acesso a biblioteca e ao acesso do material disponível.




BIBLIOGRAFIAS:
Projeto Político Pedagógico Escolar/ 2009- Escola Profª Anita Marques Dourado.
Parâmetros curriculares Nacionais: Língua portuguesa/ Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3. Ed. – Brasília: A secretaria 2001.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade. São Paulo; Campinas. 1994.
SILVA, Ezequiel Theodoro da, 1948. Os (des) caminhos da escola: traumatismos educacionais. São Paulo: Cortez, 2002.

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