domingo, 1 de novembro de 2009

ALFABETIZAÇÃO

Ultimamente as investigações sobre o processo de alfabetização tem girado em torno de uma pergunta:Como se deve ensinar ler e escrever? A crença implícita era a de que esse processo começava e acabava dentro de quatro paredes de uma sala de aula e que sua aplicação correta seria adequada e que garantia ao professor o controle do processo de alfabetização dos alunos.
Na medida em que aumentou o acesso de crianças á educação,os fracassos foram se tornando mais alarmantes,diante dessas questões ficaram a se preocuparem apenas em encontrar o culpado e ninguém escapou do banco dos réus,os alunos por serem carentes e deficientes,a escola uma máquina de reprodução de poder e o professor por ser mal pago,mal formado,incompetente.
Como diz Emilia Ferreiro:Em alguns momentos da história faz falta uma revolução conceitual.
Acredito que agora chegou o momento de fazê-la a respeito da alfabetização.
As atividades com Geovana Zen,tem nos ajudado bastante nesse processo não de achar culpados mas sim de buscar subsídios para que de fato esse processo aconteça.
Durante as atividades realizada com a professora foi possível fazer uma reflexão em cima de tudo que havia até então levado para sala de aula,percebi que muitas coisas estavam indo pelo caminho certo,porém outras ainda precisavam de reajustes.Avaliar a escrita e aleitura pareciam ser bem fácil,agora diante de minhas reflexões as vejo como uma das mais dificíl tarefa do educador.Ensinar a ler e escrever vai muito mais além de que simplesmente decodificar e decifrar letras,palavras e sílabas,e para que a alfabetização aconteca é preciso que os educadores tenha conciência do que seja realmente alfabetizar,só assim a educação terá resultados mais significativos.

3 comentários:

Gleivia Rodrigues disse...

Realmente o compromisso que nós devemos com a educação é esta de reflexão da nossa prática e valorizar oficinas como esta que a professora Geovanna nos oferece.

Consuelia disse...

É necessario que nós professores assumimos a condição clara, ao enfatizar o papel da ação e reflexão do aluno no processo de alfabetização.
bjs!
Consuelia.

Delian disse...

È isso aí colega,precisamos parar um pouco para refletirmos sobre nossas prática,sabemos que a ação é versos reflexão.