domingo, 29 de novembro de 2009

DANDO ASAS A IMAGINAÇÃO

É difícil resistir a uma história, independentemente de quantos anos se tenha. Mas quem a conta precisa dominar a arte de monopolizar as atenções, supreender, criar suspense e compreender os sentidos humanos.Levado a outros mundos, as pessoas que lêem e os ouvintes aprende a usar a imaginação e melhora sua capacidade de concentração.
Foi assim que aconteceu no grupo de estudos literários, confesso que a leitura do livro Odisseia, não era nada fácil, precisava ler e reler para compreender o que significava a maioria das palavras,embora houvesse essa grande dificuldade de compreenção, as dinâmicas trazidas pela orientadora Margô realmente era o que fazia a diferença, as idéias só me comecaram a fluir quando passamos a socializar e desenvolver dinâmicas que nos fazia melhor compreender o contexto que trazia os capitulos.
Dessa forma resolvi trazer para minha sala de aula dinâmicas que podessem favorecer melhor a compreenção da leitura para os alunos e alunas, nesse sentido, os ganhos para as crianças foram ainda maiores, alem de entenderem o contexto , ouvir as histórias de forma dinamizadora favorecia uma troca de afeto e é claro, garantia ainda a diversão.
Contar histórias ajuda a formar valores, com as histórias, você ganha transversalidade no processo educativo, ao explorar as coisas que não se vê, más imagina .
Durante os nossos encontros, embora não gostasse da linguagem, por achar de difícil compreenção, aprendi muito com as dinâmicas realizadas nas aulas e pude compartilhar com minhas crianças as aprendizagens que adquiri.

Nenhum comentário: