segunda-feira, 6 de julho de 2009

Reflexões sobre a leitura e a utilização do vídeo em sala de aula


O vídeo está presente na sala de aula.E deles se esperam soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem.O vídeonejada, ou seja,uma forma para muitos de camuflar sua aula.
Diante da atividade,A leitura do texto fílmico no contexto escolar, percebi que muitos professores(as) que participaram dessa atividade ficaram inquietos e inquietas,acredito que a mesma fizera refletir na prática o "mau uso" do filme em sala de aula,digo isso porque também me sente assim,a professora Daiane nos provocou bastante com esse tema antes nunca discutido.

Agora do meu ponto de vista,acredito que um bom vídeo pode ser interessantismo para introduzir um novo assunto,para despertar curiosidades e motivar novos temas.


Concordo com Paulo Freire,quando ele diz:

Sucitando uma reflexão sobre a ação,já conhecidade todos,queremos ajudar que a ação educativa seja mais consciente,pois acredito que a educação só se torna eficiente quando o educador faz uma reflexão de suas ações e práticas
ajuda um bom professor,atrair os alunos,mas não modifica,substancialmente a relação pedagógica.Aproxima a sala de aula do cotidiano,das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade,mas também introduz novas questões no processo educacional.
Infelismente o vídeo ainda tem sido usado por muitos professores(as) como uma espécie de "tapa-buraco" o que tem sido eventualmente inútil,desvalorizando o seu uso,ao mesmo tempo que se associa-se a cabeça do aluno a "não ter aula".
a muito tempo o vídeo vem sendo usado nas escolas para suprir algo que ficou incompleto como:
A falta de um profesor,uma aula mal planejada ou não planejada, ou seja,uma forma para muitos de camuflar sua aula.
Diante da atividade,A leitura do texto filmico no contexto escolar, percebi que muitos professores(as) que participaram dessa atividade ficaram inquietos
e inquietas,acredito que a mesma fizera refletir na prática o "mau uso" do filme em sala de aula,digo isso porque também me sente assim,a professora Daiane nos provocou bastante com esse tema antes nunca discutido.

Agora do meu ponto de vista,acredito que um bom vídeo pode ser interessantismo para introduzir um novo assunto,para despertar curiosidades e motivar novos temas.


Concordo com Paulo Freire,quando ele diz:

Sucitando uma reflexão sobre a ação,já conhecidade todos,queremos ajudar que a ação educativa seja mais consciente,pois acredito que a educação só se torna eficiente quando o educador faz uma reflexão de suas ações e práticas pedagógicas e se submetem a transformações conscientes.

Nenhum comentário: