domingo, 12 de julho de 2009

Crônica em sala de aula


Quando lemos com vontade, sem escolhas de gêneros textuais, lemos simplesmente pelo gosto e o prazer de ler, conseguimos aflorar a sensibilidade, a inteligência e até a graça escondida.Daí a grande importância do ato de ler. Lemos para nos informar, para pesquisar, para conhecer e porque não para sorrir!
É essa percepção, o sentimento que agora tenho ao ler essa tipologia textual "crônica", um texto antes nunca apreciado por mim, pois com certeza, começo a ver uma possibilidade de leitura, apreciação e trabalho com a crônica, antes nunca experimentado. A escolha da atividade "crônica em sala de aula", realizada pela professora Ruthildes, foi escolhida por mim na expectativa de compreender o que seria crônica, leitura, antes nunca apreciada por mim e até então meus alunos, sendo assim a mesma seria uma nova experimentação para ambos.
Confesso que no inicio da atividade, estava bastante confusa, não só eu, mas creio que todos os colegas que ali estavam presentes e desconheciam essa tipologia textual.
No entanto no decorrer da atividade, a professora Ruthildes foi explicando o que seria crônica gênero textual, que traz leveza, humor, crítica, beleza, diversão, fatos e notícias. Diante disso foram surgindo algumas indagações:
Como trabalhar essa tipologia textual com meus alunos?
Que conteúdos?
Que temas transversais abrangeria?
Essas interrogações só começaram a esclarecer quando a professora surgiu a realidade em sala de aula. Logo após ter apresentado várias crônicas como. O porco, o salário minímo de Jô Soares...,foi proposto a escolha de uma crônica, para aplicar em sala de aula. Escolhi a crônica "O porco" de Jô Soares para trabalhar com meus alunos. Escolhi pensando exclusivamente no contexto diário dos meus alunos, pois são alunos de uma escola de campo e a figura do porco é bem conhecida de todos eles.
O que me instigou mais ainda na escolha, foi também pela riqueza do texto, pois é ao mesmo tempo engraçado e crítico, uma leitura gostosa, que conhecendo minha turma como conheço iria com certeza estimular os mesmos a explorar o rico contexto daquela crônica.
Ao desenvolver esse trabalho com minha turma, trabalhei basicamente com o tema transversal ética, com o objetivo de meus alunos interpretar e compreender a crônica em contexto crítico, fazendo relação do texto com aspecto cotidianos. Realizar essa atividade foi de fato uma nova experimentação tanto para mim, quando para meus alunos, porém mesmo tendo resultados positivos com a atividade acreditar que ainda seja preciso trabalhar mais com essa tipologia textual que é a crônica.

2 comentários:

Unknown disse...

Na sociedade em que vivemos tudo o fazemos deve ser com prazer, e a leitura de uma cronica no momento da aula e uma forma de chama a atenção dos alunos e tudo torna-se mas produtivo. como á tornei, rotina preciso muito de ajuda, para levar cronicas diferentes para aula ,professora 4ano;ADOREI seu blog.(dizinhacarneiro@hotmail.com)

eevmespañola disse...

Boa tarde,

A respeito das crônicas trabalhadas me interessou muito, entretanto não consegui encontrá-las na internet, onde poderei encontrá-las? As duas do Jô Soares.

Obrigada,

Luciene