terça-feira, 29 de setembro de 2009

A ÁGUA NA NOSSA COMUNIDADE





Nós alunos do grupo 08 e 09 da escola Professora Anita Marques Dourado gostariamos de solicitar sua colaboração como Secretária de Educação e professora para que o antigo tanque de água que fica localizado no centro de nosso Povoado,Meia Hora, seja tombado como Patrimônio Histórico, sendo reconhecida sua grande importância para a comunidade.

Ao conhercermos a história do surgimento do povoado, contada por nossos avós,pais,pela comunidade e escrita por um estagiário da UNEB, João Gonçalves, em 2007, descobrimos que o tanque nasceu a partir do sonho de Jerôncio, (um dos primeiros moradores daqui), que foi numa caçada, dormiu com muita sede e sonhou que embaixo de um pé de juazeiro havia água, ele encontrou o juazeiro,cavou e em Meia Hora encontrou água, daí o nome do povoado, que antes era chamado de Lagoa das éguas, passou a ser Fazenda Meia Hora, após a descoberta da água e depois foi crescendo, com a chegada de várias pessoas e passou a ser: Povoado Meia Hora.

Não somente pela história,mas pela necessidade da comunidade que precisa repensar as atitudes de economia da água que vem da barragem de Mirorós, ameaçada de secar, más também como forma de resgatar e valorizar a verdadeira identidade e origem da comunidade local, um trabalho que estamos desenvolvendo através das fichas pedagogicas do CAT (conhecer,analisar e transformar).

Como citamos acima,o tanque é de uma fundamental importância para nós moradores do povoado, porque foi dele que surgiu o nome que deu origem e existência ao povoado de MEIA HORA.

Para reforçar este pedido nossa turma e os demais alunos e professores da escola também estão trabalhando com as fichas, todos com o tema “A história da água na comunidade”, por isso, escrevemos cartas e ofícios para o Sr prefeito, José das Virgens, o secretário do meio ambiente e jornalista João Gonçalves e para representantes da câmara de vereadores solicitando ajuda,para que nosso pedido venha a ser atendido .

Desde já agradecemos a sua colaboração e participação junto com todos os envolvidos.

Estamos muito felizes com esse trbalho porque estamos aprendemos muita coisa importante sobre nossa comunidade.


Estamos enviando algumas fotos dos trabalhos feitos na escola sobre A história da água na comunidade.


Com muito carinho agradecemos a você Margarete .Este e-mail /carta, vai em nome de todos os alunos do grupo 08 e 09, da professora Eliana Tomaz.

Um comentário:

sar@pedagogi@ disse...

Querida pró Eliana, Liu,
Como é satisfatório ver que nosso trabalho vem dando tão certo! A autonomia com que os alunos e alunas desenvolvem suas atividades, dão suas opiniões, falam das questões locais e globais com tanta propriedade, e o melhor, a forma como socializam e ao mesmo tempo reivindicam direitos, ( neste caso com relação a água), juntamente com vocês professoras,comigo enquanto gestora e com a própria comunidade ,suas famílias, utilizando dos diferentes gêneros e portadores textuaiscomo:(cartas, no caso do grupo 06 e 07, da professora Maria Alves, e do grupo 09 e 10, da professora Ana Margarete , que também trabalhou c/ o ofício reivindicatório p/ o prefeito José das Virgens, até o e-mail, que você utiliza para socializar o trabalho e solicitar parceria junto a secretária de educação, Sra Rúbia Margareth.Tudo isso mostra claramente que estamos no caminho certo.Estou começando a receber as primeiras respostas e elas são animadoras.Provavelmente seremos atendidos (as);COM O TOMBAMENTO DE NOSSO ANTIGO TANQUE COMO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, além disso, mesmo dispondo apenas de 03 computadores atualmente , estamos desenvolvendo um trabalho muito bom, utilizamos a tecnologia a nosso favor, como mais um mecanismo possibilitador da melhoria do ensino e aprendizagem de nosso alunado. Enfim,a introdução da metodologia do trabalho com as fichas do CAT,em nosso PPPE,devido ao fato de ser a nível experimental, completamente ,pensado , desenvolvido , posto em prática e continuamente aavaliado por nós mesmas a partir do 3º bimestre, sem dúvida está sendo um sucesso! O objetivo maior que é justamente garantir aos alunos as o atendimento as especificidades locais e regionais , percebo que temos conseguido alcançar a cada dia. O trabalho com as FICHAS DO CAT tem feito a diferença em nossa escola, em nossa comunidade e principalmente em nossos alunos(AS). PARABÉNS A TODA A EQUIPE ! O sucesso é de todas nós. Beijos , muita força e luz... Jussara Sena.