sábado, 20 de novembro de 2010

TRABALHANDO COM A CALCULADORA EM SALA DE AULA
A calculadora compreendendo o sistema de numeração decimal
Sabe-se que ao longo prazo, o sucesso da aprendizagem e o desenvolvimento das crianças requer experiência de qualidade durante os primeiros anos de escolarização, além de um ensino voltado para a aprendizagem de conceitos e processos de compreensão sobre a matemática. Nesse contexto de grande complexidade do ensino da matemática, existe uma especificidade de crianças com dificuldades na aprendizagem dessa matéria que é bastante heterogêneo.
Alguns dados mostram que a maioria da população brasileira não consegue resolver problemas matemáticos complexos. Sabe-se que a consolidação dos conhecimentos iniciais é fundamental para a aprendizagem posterior,o que me leva a concluir que o ensino e aprendizagem da matemática inicial estão deixando muito a desejar e dificultando um melhor desenpenho das crianças e dos adultos.
Partindo dessa tão urgente necessidade de uma maior compreençao da matemática vivenciada em nosso contexto escolar de sala de aula,foi que desenvolvemos este projeto, uma vez que as tecnologias ainda para muitos se resume apenas no computador (maquina), dai percebemos a necessidade de trabalhar com a cauculadora para resolver calculos e situaçãoes problemas tão dificis de resolucionar.
No inicio, as crianças se assutaram, pois o que se asabia é que a cauculadora era proibidade de se usar em sala de aula, até para nós educadores ela era vista assim o aluno (a)não aprenderia, e ao mesmo tempo me questiono se matemática foi sempre memorizar, porque não tornar essa situação mais prazerosa e menos torturante?.
O resultado dessa experiência foi muito satisfatória,pois não só o 4º e 5º ano nos quais forá aplicado o projeto mas tambem os 1ºe 3º ano poderam compartilhar dessa "nova" tecnologia.
As crianças perceberam que a matemática não é tão assustadora como muitos pensam, porém isso não quer dizer que eles vão aprender imediatamente essa tão complexa área, mais com certeza esse desafio sera bem mais prazeroso e divertido.

Nenhum comentário: